LETREIRO

LETREIRO


Paisagens perfeitas (letreiro Campo Redondo RN.)

 

Reportagem: o letreiro

Estamos aqui para fazer uma reportagem para o programa do ProEMI – Programa do Ensino Médio Inovador  sobre o letreiro.

O letreiro é considerado um ponto turístico principalmente no tempo de chuvas.

 

Essa área é conhecida pelos campo-redondenses como letreiro, que recebeu esse nome devido a presença de pinturas rupestres em uma pedra localizada próximo ao paredão da represa, entre a comunidade da Serra Banca e a comunidade Bulandeira e podemos ouvir variedade de cantos de aves.

O sítio arqueológico letreiro possui arte rupestre da tradição agreste, que são pinturas de cor vermelha com várias manchas de tintas espalhadas nas pedras, alguns grafismos abstratos, figuras geométricas, figuras humanas atravessando uma ponte primitiva e figuras de animais.

Agora vamos ver as figuras deste lugar (imagens)

Aqui podemos ver partes da pedra do letreiro com pichação e pinturas rupestres. Aqui são figuras de animais grafismos zoomorfos na pedra do letreiro, aqui onde estão esses dois pés, são mais pinturas rupestres de tradição agreste.

Aqui está outra coisa linda da natureza, que não foi feita pelas mãos dos homens, mas pelas mãos do nosso criador Deus, a pedra da tartaruga. Outra obra de arte da natureza suposta marca de um pé.

Em tempo de inverno se formou formações rochosas no curso do Rio Trairi. Também se formaram as piscinas naturais quando chove, aqui fica a coisa mais linda, piscinas de pedras naturais.

Para todos aqueles que gostam de admirar belas paisagens, aqui estão todas estas maravilhas. É muito visitado quando é tempo de inverno fica muito lindo com as águas fomando uma enorme cachoeira na parede da barragem. É um lugar paradisíaco cheios de cores e esplendor. Que pena que está na seca, se não, vocês iriam ver uma coisa muito linda!

Infelizmente, esse patrimônio histórico-cultural encontra-se depredado com pichações e ameaçado como na maioria dos sítios arqueológicos no Brasil, que não recebem nenhuma política preservacionista concreta ficando exposto constantemente sem fiscalização e punição dos vândalos, que nem ao menos respeitam a expressão artística de nossos antepassados através da qual poderíamos no mínimo aprender um pouco mais sobre sua cultura.

Mostramos um pouco do que temos para contemplar, se vocês tem curiosidade de conhecer o letreiro é só vir visitar ,não deu para mostrar tudo porque levaria quase um dia. Esse foi um aperitivo para vocês ficarem com mais curiosidade. Venham vocês vão gostar!

 

Entrevista: Ex-vereador Novo Santana

Estamos aqui na casa do nosso amigo Novo Santana, ex-vereador de nossa cidade, para entrevista-lo. Ele vai passar para nós algumas coisas e um pouco do que sabe e conhece sobre o Letreiro. E vai falar sobre este bendito lugar que vamos conhecer. Que é lindo por natureza, que nosso criador fez, não foi feito por mãos de homens.

Oi, seu Novo Santana, tudo bem?

1. Onde está localizado o letreiro?

2. Por que este nome? E qual a sua história?

3. Quando o senhor adquiriu essa propriedade, o senhor já tinha conhecimento da existência deste ponto turístico?

4.Em época de inverno, como é a frequência de pessoas que visita este local?

5. Por que as pessoas tem curiosidade de visitar o letreiro?

6. O senhor já pensou em organizar melhor este ponto turístico, em parceria com o outro proprietário e com o poder público de Campo Redondo?

Obrigado, seu Novo Santana. Era isso que nós queríamos saber sobre o letreiro. Agora vamos conhecê-lo.

 

Paisagens perfeitas (letreiro Campo Redondo RN.)


Bem para você que gosta de admirar belas paisagens ,vejam as fotos do letreiro localizado na cidade de Campo Redondo RN, é uma floresta paradisíaca , cheio de cores e esplendor .